Como Ajudar a Ciência nas Redes?

Por Clube de Astronomia Arcturus.

Muitas pessoas têm concordado que o obscurantismo tem aumentado a níveis alarmantes, seja no que se refere a crenças pessoais aparentemente inofensivas, até crenças que podem colocar vidas em risco.

Na base de tudo isso, está o pouco espaço que a ciência tem na sociedade e na vida das pessoas. Mas será que podemos ajudar fazendo algo pela ciência? PODEMOS!

Há alguns meses, nós, do Clube de Astronomia Arcturus temos nos dedicado a aprender mais sobre como levar nosso trabalho a mais pessoas usando redes sociais. Com base no que descobrimos e observamos ao longo desse tempo, elaboramos uma lista breve do que pode ajudar:

Ciência Divulgação Astronomia

1) Engajar com a ciência

– Posts com engajamento de todos os tipos (curtidas, comentários, cliques, etc…) são considerados mais relevantes e têm a probabilidade maior de aparecer no feed das pessoas. Compartilhar posts é uma excelente forma de impulsionar diretamente o conteúdo, principalmente porque posts compartilhados por amigos são considerados mais relevantes!

2) Desengajar de conteúdos obscurantistas

-Muitas vezes nos sentimos tentados a debater, argumentar, e tentar desconstruir essas crenças. Também tem havido muitos adeptos da ciência criando posts para ironizar ou discutir tais ideias de forma direta, mas isso dificilmente leva a algum lugar. No entanto, existem problemas práticos, justamente porque o engajamento torna o obscurantismo “relevante” para os usuários, mesmo que as reações ou o viés da postagem sejam negativos. Além de promover uma discussão em vão, tudo leva a crer que isso também impulsiona vídeos anticientíficos para todo o tipo de audiência! Por isso, o melhor a se fazer é trocar o engajamento nesses posts pelo engajamento em posts que constroem a educação científica aos poucos, e que geralmente carecem de alcance!

3) Criar seus próprios conteúdos

-O conhecimento não é um monopólio de cientistas profissionais! Não tenha medo de errar, de pecar no rigor ou de parecer superficial; se algo na ciência te toca, compartilhe isso com os seus amigos! Compartilhe boas leituras, bons documentários, notícias interessantes… elabore seus comentários e críticas, debata conceitos com os seus amigos… não seria lindo ver todo mundo falando de ciência?

“Toda cultura científica deve começar por uma catarse intelectual e afetiva.” (Gaston Bachelard)

E aí, vamos usar o nosso engajamento nas redes para levar a ciência a mais pessoas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: