Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

As Cientistas: Gabriela Barreto Lemos

As Cientistas que mudaram o mundo: Gabriela Barreto Lemos

Por Bruna Almeida*

2
Veja o post completo em nossa página do Facebook

A física Gabriela Barreto Lemos concluiu seu bacharelado e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve passagem pela Itália, Áustria e Estados Unidos durante seu pós-doutorado, trabalhando na área de Óptica Quântica e Informação Quântica.

Em 2014, Gabriela ganhou grande reconhecimento em sua pesquisa na área da física moderna, liderando uma equipe de cinco cientistas, durante seu pós-doutorado no Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica de Viena, na Áustria. O experimento consistiu em registrar imagens através de um emaranhamento quântico.

Inicialmente um feixe de um laser passava por um cristal, onde era dividido em um feixe vermelho e um feixe infravermelho. Assim, o fóton do laser inicial gera fótons “gêmeos” para os novos feixes. O fóton do feixe infravermelho atinge uma placa de silício com a imagem de um gato e o fóton do feixe de luz vermelha é desviado sem tocar na imagem do gato e refletido em um espelho, onde uma câmera captura esse feixe. A câmera, ao capturar o feixe vermelho, registra a imagem do gato mesmo sem esse feixe ter contato com a placa do gato. Esse processo registrou um Entrelaçamento Quântico, onde as partículas, mesmo separadas e sem contato, conseguem “sentir” uma a outra, transmitindo informações.

A imagem usada, de um gato, não foi escolhida a toa, ela é uma homenagem ao físico Schrödinger, que propôs o experimento mental conhecido pelo Gato de Schrödinger. O trabalho publicado na revista Nature foi de grande relevância e inovador para a área.
Gabriela também participa de projetos de divulgação científica para crianças como o Sementinhas da Ciência, que leva a física e a química de forma lúdica para estudantes de 6 a 8 anos de idade. Além disso, a física também luta pela voz e reconhecimentos das mulheres nas ciências exatas.

* Bruna Almeida é estudante da Licenciatura em Física na UFABC. Professora, que acredita na educação de qualidade para todos e que quer registrar sua história, na travessia da vida, através da ciência.

Referências

ISTO É. Um gato, uma brasileira e um feito inédito na física. Disponível em: <https://istoe.com.br/381125_UM+GATO+UMA+BRASILEIRA+E+UM+FEITO+INEDITO+NA+FISICA/&gt;. Acesso em: 24/07/2020

SIMI. Pesquisadora mineira é premiada e defende voz das mulheres cientistas. Disponível em : <http://www.simi.org.br/noticia/Pesquisadora-mineira-e-premiada-e-defende-voz-das-mulheres-cientistas > Acesso em: 24/07/2020

IDEIA FIXA. CIENTISTA BRASILEIRA REVOLUCIONA FÍSICA COM FOTOGRAFIA QU NTICA. Disponível em:<http://www.ideafixa.com/oldbutgold/cientista-brasileira-revoluciona-fisica-com-fotografia-quantica&gt;. Acesso em: 24/07/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: