Dame Jocelyn Bell Burnell

Síndrome da impostora

Por Ester Ely

Jocelyn Bell Burnell

Dame Susan Jocelyn Bell Burnell, que atualmente é professora de Astrofísica na Universidade de Oxford e Chanceler da Universidade de Dundee (ambas no Reino Unido), ganhou em 2018 o Breakthrough Prize na área de Inovação em Física Fundamental. O Breakthrough Prize é uma premiação, concedida anualmente, às pesquisas consideradas relevantes nas áreas de Física, Ciências e Matemática, organizada por Cornelia Bargmann, Anne Wojcicki, Mark Zuckerberg e Yuri Milner.

Burnell recebeu essa premiação em reconhecimento à sua descoberta dos Pulsares, de 1967, durante a Pós-graduação na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Durante uma entrevista ao The Guardian, Burnell disse que identificou um sinal incomum nos dados coletados pelo radiotelescópio, de algo que estava no espaço e se movia na mesma velocidade das estrelas. Informou isso ao seu orientador, que interpretou tais dados como uma interferência de rádio. Ela continuou pesquisando, mas sentia-se como uma impostora.

De maneira breve, quando uma estrela supergigante passa por uma explosão de supernova o seu núcleo colapsa para uma esfera de nêutrons, reduzindo seu diâmetro e mantendo a sua massa. Quando isso ocorre, para garantir a conservação da quantidade de momento angular a velocidade de rotação aumenta intensamente, promovendo também a emissão de radiação pelos polos magnéticos.

Devido a essa fantástica descoberta, em 1974 o Prêmio Nobel de Física foi concedido ao seu orientador Antony Hewish e o astrônomo Martin Ryle. Ela foi excluída do Nobel, mas ganhou um prêmio por sua descoberta 50 anos depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: